Projeto de Apoio ao Desporto Escolar – Seixalíada Escolar

Insere-se no Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo do Concelho do Seixal e pretende estabelecer parcerias de ação para que o desporto escolar se integre na dinâmica do desenvolvimento do concelho do Seixal.

Alunos das escolas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário

Objetivos
Promover a integração do Desporto Escolar no processo global de desenvolvimento desportivo do concelho do Seixal. Estruturar um processo de colaboração entre a Câmara Municipal do Seixal e as escolas do concelho, visando promover a prática de desporto escolar, integrando o maior número possível de alunos. Promover o intercâmbio entre escolas, alunos, professores e pais. Fomentar o associativismo e a participação ativa dos alunos no desenvolvimento desportivo do concelho do Seixal. Articular com as associações de estudantes várias formas de trabalho, permitindo-lhes organizar atividades integradas na Seixalíada Escolar. Articular com os professores o trabalho necessário para a realização de várias iniciativas. Desenvolver todo o processo organizativo das iniciativas propostas através da articulação direta com os projetos internos da Câmara Municipal do Seixal para o qual apoiam o desenvolvimento das mesmas.

Calendarização
O calendário de atividades é elaborado com os constituintes da Comissão Organizadora da Seixalíada Escolar nas primeiras reuniões de cada ano. No entanto, consideramos atividades regulares:

• Outubro a janeiro: corta-matos internos escolares
  • Final de janeiro: corta-mato concelhio
  • Fevereiro/março: Mega Sprinters
  • Abril: Estafeta da Liberdade
  • Maio: Torneio Escolar de Atletismo
  • Durante todo o ano: convívios náuticos (canoagem e barcos-dragão), escalada e orientação

Sandra Tavares
sandra.tavares@cm-seixal.pt