Expressões e tradições

O projeto pretende aproximar as comunidades escolares do Seixal provenientes dos diversos contextos migratórios, tendo por base uma lógica de intervenção que promova a interação (…)

Descobrir as formas e subtilezas dos traços e volumes deixadas pela escultora e medalhista Dorita Castel-Branco vai levar-nos a conhecer uma mulher criativa e cheia de engenho. Não vai ser difícil adorar Dorita… vamos dar forma a uma medalha em

Projeto direcionado para as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário que visa apoiar o trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro existentes nas escolas.

Pensando em arquitetura há que pensar o espaço. Um espaço útil a quem o ocupa, pois os arquitetos pensam e desenham espaços habitáveis. Seja um museu ou mesmo a nossa casa (…)

Os ovos da páscoa podem ser decorados de forma simples ou transformados em verdadeiras obras de arte. Na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, a obra do mestre é motivo de inspiração para decorar os ovos desta época festiva.

Concurso de intérpretes musicais, organizado pelas associações de estudantes e pela Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do programa Aescolamexe, aberto a todos os alunos das escolas secundárias do concelho.

Começa-se por observar a luz e a cor do painel da Igreja Paroquial de N. Sra. do Livramento, para depois se observar o rio que banha o Seixal, as suas cores, os bivalves que o habitam e recriar a técnica

As quintas portuguesas tinham pomares de árvores de espinho, para perfumarem o local e permitir às senhoras longos e agradáveis passeios pelos seus caminhos. Mas afinal, o que são árvores de espinho?

Iniciativa que tem como objetivo descobrir as obras do artista Manuel Cargaleiro.

Neste dia, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, as crianças da educação pré-escolar do ensino público e ensino particular apresentam-se mascarados (…)

Manter um jardim requer muito trabalho e um dos principais problemas são as ervas daninhas. Não existe época certa para as eliminar (…)

Exploração e apropriação das cores e motivos geométricos e florais da pintura de Cargaleiro.

Ouvir, ver e experimentar é a melhor forma de experimentar as técnicas de criação de uma medalha.

Visitamos a exposição e ficamos a conhecer vários tipos de medalhas. As medalhas institucionais, as medalhas que marcam acontecimentos relevantes (…)

Os protagonistas são os alunos e o projeto traduz-se numa interessante dinâmica de professores e educadores, movimento associativo de pais, autarcas, músicos, poetas populares e amigos das escolas (…)

Explorar os motivos da pintura tradicional das embarcações tradicionais do Tejo, estabelecendo pontes com elementos naturais e edificados da Quinta da Fidalga e com a pintura de Manuel Cargaleiro.

Seguimos pistas para descobrir o jardim da Quinta da Fidalga, que foi construído como uma obra de arte.

O projeto contempla workshops a realizar nas escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e um concerto pedagógico no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, em que os alunos das escolas participantes são convidados a assistir (…)

Olhando o painel como um todo, encontramos o seu padrão. Partindo-se sucessivamente, chegamos ao seu módulo (unidade)… depois, descobrimos as formas geométricas (…)

Com apenas quadrados, círculos e losangos, cada um cria o seu azulejo em que o resultado final será uma flor.