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Ação Social Escolar (ASE)

A Ação Social Escolar (ASE) desenvolve-se no âmbito da educação, com vista a assegurar as condições que permitam contribuir para a igualdade de oportunidades às crianças e jovens no acesso ao sucesso educativo.

A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2009, de 2 de março estabelece um novo enquadramento para este programa de apoio com a adoção dos critérios usados para a atribuição do abono de família. Por norma, os alunos dos 1.º e 2.º escalões de abono de família ficam abrangidos pelos apoios previstos na ASE. As condições de apoio são definidas por ano letivo, com base na legislação em vigor e de acordo com o Regulamento dos Apoios na Ação Social Escolar. As inscrições na Ação Social Escolar são feitas na plataforma Siga.

Público-Alvo

Alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar da rede pública do Município do Seixal, integrados/as nos 1.º e 2.º escalões do abono de família.

Apoios concedidos

  • Comparticipação das refeições escolares;
  • Subsídio de material escolar.

Documentação necessária

  • Declaração da Segurança Social ou da entidade processadora, no caso dos trabalhadores da Administração Pública;
  • Cidadãos em processo de regularização em Portugal (indocumentados) devem apresentar documentos comprovativos dos rendimentos e da composição do agregado familiar. 

Objetivos

Apoiar os/as alunos/as com o fornecimento de refeições escolares comparticipadas e no caso do 1.º ciclo do ensino básico acresce a atribuição do subsídio de material escolar.

Calendarização

Funciona por ano letivo

Informações

Sede dos agrupamentos de escolas
Departamento de Educação - GPED
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Plataforma SIGA: https://siga.edubox.pt 
Telefone: 212 276 700
(chamada para a rede fixa nacional)