Visita ao Museu da Resistência e Liberdade

No dia 12 de outubro, no âmbito do Programa de Receção à Comunidade Educativa, realizou-se uma visita ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, envolvendo 56 membros do pessoal não docente das escolas públicas do concelho do Seixal.

Acompanhados por João Sampainho e Francisco Braga, da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, os participantes puderam ouvir testemunhos enriquecedores sobre a luta pela democracia e liberdade em Portugal.

A jornada incluiu também um momento de convívio em Peniche e uma paragem na vila de Óbidos, reforçando o carácter educativo e comunitário do evento. O Museu Nacional Resistência e Liberdade, localizado na Fortaleza de Peniche, dedica-se à preservação da memória da resistência antifascista, representando um espaço vital para a reflexão sobre o passado.

Criado em maio de 2017, o museu desenvolve ainda atividades de estudo e de investigação relacionadas com o património cultural que lhe está associado, nomeadamente o estudo e pesquisa em torno do património edificado, das memórias e das coleções, a investigação disciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar sobre os diferentes vetores do campo temático, em que se integram as áreas disciplinares de história, antropologia e sociologia.

O tema do Plano Educativo Municipal para o ano letivo 2024-2025 associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, uma das datas mais importantes da nossa história contemporânea, com o lema «Seixal Liberdade», que destaca o papel fundamental da Revolução dos Cravos na promoção da liberdade, justiça social e valorização da escola pública.